É de Valor!
Os trabalhadores da ValorSul estão em greve desde o dia 13 de Novembro. Entre muitas outras coisas, reinvindicam contratos para outros trabalhadores, contra o trabalho precário e o excesso de horas extraordinárias a que estão submetidos.
E vem lá um "importante" qualquer a dizer "Ah... e tal... e recebem mais de 1000€ por mês em horas extraordinárias e ainda se queixam...". E o povinho, que somos nós, abana a cabeça em tom de reprovação ou em tom de concordância: "Pois, realmente, tanta gente sem trabalho e estes gajos, que ganham montes de dinheiro, ainda se vêm queixar...".
Pois é, povinho, é isso mesmo! Apesar de receberem o que recebem, por mérito próprio, preferem ganhar menos e trazer novos trabalhadores para a empresa e, assim, combater o desemprego e o emprego precário. Será que esta parte é assim tão difícil de compreender?!
Os trabalhadores estão em piquete de greve contínuo, 24h por 24h. E lá vai a polícia chatear... É preciso ter lata! Às vezes, onde são realmente necessários, nem põem o nariz. Aqui, que até se trata de um direito cívico, sem ilegalidade nem desordem, aparecem logo a correr! E a polícia de choque!!!
Um dos pontos focados em plenário foi, exactamente, "Exigir a todos os accionistas da Valorsul, em especial os Municípios, para que assumam a sua responsabilidade no processo e, em vez de continuarem a lamentar-se com a greve, como se nada tivessem a ver com a situação, tomem medidas sérias para viabilizar o Acordo e ponham cobro ao conflito". É que há um pormenorzito: é que se trata de uma empresa multimunicipal...
Como se não bastasse tanta vergonha neste atentado aos direitos do cidadão, ainda há algo mais vergonhoso: a presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, veio concordar com a intervenção policial e, como se não fosse suficientemente gravoso, ainda sublinhou que alguns trabalhadores poderiam ser substituídos por elementos da polícia e/ou de empresas de segurança contratadas.
Mas será que estamos outra vez em censura ou é só impressão minha?!
Estou em plena solidariedade com a causa da ValorSul e, se todas as pessoas pensarem bem (e não é preciso muito, apenas bem) também estarão!
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial